Reestruturando a gestão de pessoas

0

Category:

Reestruturando a gestão de pessoas
Antigamente não se falava e não se dava atenção a gestão de pessoas, entre as funções tradicionalmente atribuídas à área de RH estava o recrutamento, seleção e remuneração, garantindo a satisfação das necessidades dos indivíduos por meio de salários, benefícios, integração social.
No entanto em uma época de incertezas, de grandes mudanças e de grandes concorrências formadores de opinião começaram a questionar a pertinência das áreas de RH, que eram acostumadas a administrar questões que poderiam ser terceirizadas e automatizadas.
O modelo de gestão estratégica foi uma espécie de resposta a essas ameaças e desafios, ele passou a postular maior integração entre a área de RH e as equipes responsáveis pelo planejamento estratégico. Teóricos definiram três tipos de conexão:
* Mão única – RH não participa das decisões estratégicas, apenas executa.
* Mão dupla – RH participa das decisões, ajuda a formular estratégias, apontando informações importantes.
* Mão integrativa – Assume novas responsabilidades.
Na conexão de mão integrativa o RH teria suas responsabilidades aumentadas, já que além de suas funções tradicionais, deveria fazer mais.

No modelo de Ulrich (1998) o RH deveria agregar quatro novas responsabilidades
- Parceiro Estratégico
- Especialista administrativo
- Defensor dos funcionários
- Agente de mudanças


Mascarenhas, André Ofenhejm, Gestão Estratégica de Pessoas, 1 Edição, Editora Cengage Learning , 2008



Dentre essas responsabilidades citadas acima estaremos disponibilizando futuramente mais textos e comentários sobre esse assunto...

Comments (0)

Postar um comentário